quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Realizando um sonho!



 Olá galera! Blz?! Me chamo Wellington Macedo, 24 anos, cresci em Pacaraima-RR, há uns 7 anos vivo em Boa Vista-RR.

Neste exato momento estou onde vocês em breve certamente também estarão...realizando um sonho...cursando a ANP, no LV Curso de Formação Policial de Agente de Polícia Federal.

Gostaria desde já de agradecer esse brilhante "trabalho" feito pelos colegas Caverna e Alexandre. Sempre acessava a essa página em busca de motivação, e sempre a encontrava. Já li praticamente tudo que foi postado aqui, várias vezes. Risos.

Pela primeira vez estou tendo a oportunidade de estar aqui "pelo lado de dentro", risos, para contar um pouco da experiência adquirida durante minha preparação exclusivamente para o DPF.

Sempre quis ser Agente Federal, mas apenas em meados de 2011 passei a acreditar que seria possível passar nesse concurso, nesta época eu estava cursando Comércio Exterior sem nenhuma pretenção de concurso até o momento; já havia "tentado" alguns, mas sem qualquer preparação.

Tinha um grande amigo na Faculdade que também tinha o mesmo sonho que eu, decidimos então nos organizar pra estudar, conseguir material bom, estratégias de estudos e tal...Passamos praticamente um semestre com essa conversa, risos; Conseguimos um material do Ponto específico para o cargo de APF e finalmente iniciamos a estudar no início de 2012. Em Maio/2012 teve o concurso pra APF, 500 vagas, muita ansiedade...afinal era o primeiro concurso que iríamos fazer com seriedade. Estudávamos em média umas 5-8 horas por dia, às vezes mais, às vezes menos, e beiramos a aprovação, nos faltou "malícia" com a CESPE. Apesar da reprovação, fizemos o mais importante de tudo - o sonho continua... e os estudos também.

Logo após o concurso de APF em maio, em junho ainda de 2012, já iria ter também o de Escrivão, mas foi suspenso – Por conta das vagas para os PNEs, salvo engano. Daí então, decidimos estudar pra EPF e aproveitar a suspensão para se preparar mais ainda. E foi o que fizemos, sempre que podíamos, a gente estudava junto, trocávamos umas ideias sobre as disciplinas e meio que "competíamos" com os simulados de outras provas que a gente fazia. Sempre um motivando o outro, lembro que às vezes eu tava com uma vontade de parar e ir dormir pois já estava tarde, daí ele me mandava uma msg com uma foto de uma questão ou algo assim...daí eu pensava "ops, se eu for dormir agora, vou ficar pra trás", risos. E tempos depois ele disse que com ele era a mesma coisa, daí a importância de você ter um parceiro de estudo, é fundamental, procure um, ou vários, e motivem um ao outro pois vai dar certo, jamais pensem em estudar sozinho pra não "ajudar o concorrente", isso não existe, vejo até professores (sem conhecimento de causa) falando isso, é ridículo... são muitas vagas, eu até diria que se estudarem juntos a probabilidade de passar tende a crescer, e melhor, passam os dois. Quando você estuda só, não tem noção do seu nível, pois não tem com quem comparar. Vou já explicar a razão disso.

Seguimos então o segundo semestre de 2012 estudando, e 2013 também, e finalmente o concurso de EPF foi liberado pelo STF e prova em julho/2013. Eu e meu amigo fizemos a prova, e quando cheguei em casa, ansiedade absurda...e a indecisão...olho os gabaritos extra-oficiais ou não??? Acabei olhando todos que saíram, por uns eu tinha feito 55, outro 60, outros 52... Daí foi desânimo total (Conselho: Não olhem, aguardem a boa vontade do CESPE, sei que não é fácil, mas aguardem pelo oficial). Quando enfim sai o gabarito pre-liminar oficial, eu havia feito 66, e meu amigo tinha feito 69...daí já deu aquela animada, e depois quando saiu o resultado final, eu tinha ficado com

incríveis 80 pontos, e meu amigo 79 (Acho que foi isso). Mas pra tristeza minha, viajei na discursiva, e fiz apenas 2,5 – Eliminado. O mínimo é de 6,5. Sou formado em Comércio Exterior, e caiu exatamente um caso de descaminho...fundamentei pelo lado administrativo/tributário e deixei de lado o que cobrava no edital – Parte penal/processual do delito. Fiquei muito triste e ao mesmo tempo muito feliz, pois o meu grande amigo de estudo passou em tudo, agora é o EPF Caldas. Vestiu o manto preto primeiro que eu, risos.

Só caiu a ficha sobre não ter passado e estava sozinho agora, quando após o resultado final voltei a estudar e não tinha mais com quem conservar sobre o concurso, discutir questões, esclarecer dúvidas...E, igual vocês que estão aí nesse exato momento se perguntando – E agora, quando será o próximo concurso? Mantenho estudando pra isso mesmo ou foco pra outra coisa? Já tentei duas vezes, 2 anos de estudo e nada...acho que isso não é pra mim...Entretanto, fiz a escolha certa, e aconselho você a fazer o mesmo, busque o seu sonho, e seu sonho não está na Receita Federal, no MPU, ou em algum tribunal da vida...está aqui na PF, é pra cá que você tem que vir. É aqui que você se sentirá realizado, não fuja! Não deixe a bola cair nesse momento, sua hora vai chegar.

Mantive meus estudos como sempre fiz, e decidi mesclar meu material, que até então era só do Ponto, e já estava muito saturado, acrescentei então o material do Estratégia. Daí depois de EPF teve Depen - fiz em torno de uns 80 pontos, e não tinha lido a Lei de Execuções Penais (não caia pra PF) e então fui eliminado na redação, e PRF fiz uns 70 pontos, algo assim, não lembro bem, e na redação sobre produtos contrabandeados, só falei de drogas e armas, que não são contrabando, e sim tráfico, não deu, caí na redação novamente... risos...É, eu sei, não era pra eu passar em 2013...não era o meu ano...risos. PS: No fim de 2012 fui aprovado no concurso da Polícia Militar de Roraima, eram 300 vagas, fiquei entre os 50 primeiros, fui eliminado no teste físico, na barra, que foi em 2013...hahahhha – Mas eu meio que sabia disso, pois não treinei, estava focado pra PF e em um excelente ritmo de estudo, fiz uma análise de custo/benefício/necessidade e acabei deixando de lado o concurso da PM.

"Tudo tem o seu tempo e sua razão".

Meu objetivo aqui não é, pelo menos nessa postagem, dar detalhes de como foi meu preparo, apenas contar minha história, que certamente não é muito diferente da sua e também lhe motivar a manter-se firme, pois como você já viu, eu sei muito bem como é ser reprovado em uma prova onde tinha tudo pra passar.

Então, finalmente encerra-se o ano de 2013 e nada ainda de ser aprovado em concurso e já tinha 2 anos de estudo. Mas sempre acreditando que minha hora iria chegar...e em Abril de 2014, salvo engano, o concurso foi autorizado quando eu menos esperava, ânimo total, sempre pensando "agora é minha vez".

(Em Maio teve o concurso pra ADM da PRF, lá pra Roraima eram 3 vagas, quase 5 mil inscritos, fiquei em segundo lugar, e graças a Deus, fui aprovado, em outubro de 2014 tomei posse, até então, trabalhava em uma empresa privada. Obs: Não estudei pra ADM PRF, como disse no início, exclusivamente, só estudei pra PF, mas como o edital é muito vasto, você acaba passando em outros concursos "por tabela").

Lá pra setembro sai o bendito edital...risos...arregacei mais ainda nos estudos e principalmente nas revisões de resumo, que é fundamental. Dia 21 de Dezembro foi a prova...meu Deus, que dia foi aquele?! que prova horrível!

Saí perdido da sala, pensando, meu Deus, que prova foi essa, sem chance pra mim, não foi dessa vez de novo...

Entreguei minha prova pro meu amigo EPF Caldas, que ficou com ela pra somar os pontos quando saísse o gabarito, eu não queria ficar com a prova, e no preliminar, pra minha surpresa, tinha feito 67 pontos. E muita expectativa pro resultado dos recursos e mais ainda pra nota da redação, risos.

E pra glória de Deus, quando sai o resultado final, tinha feito 78 pontos na prova e 9,27 na discursiva, tava dentro! Alegria total, telefone tocando, mensagens...todo mundo vibrando, chorando, sorrindo...foi um dos dias mais felizes da minha vida!

Daí veio o Teste Físico, Médico e Psicotécnico, resultado final saiu em Junho de 2015, estava em Lua de Mel na Venezuela. Posição final: 83º! (Eram 450 vagas pra ampla concorrência) Foi só alegria, e comprar enxoval que a ANP me aguardava, dia 30 de julho adentrei aos portões da ANP para a realização de um sonho!

Hoje, falta pouco mais de 30 dias para a formatura, e talvez mais um ou dois meses para a tão sonhada nomeação, e digo a você, se fosse preciso, faria tudo de novo. Me prepararia mais ainda. Tudo valeu a pena. E hoje entendo o motivo das reprovações, não era pra eu ser EPF, nem do magnífico Depen, nem da bela PM, nem Policial da brilhante PRF. Foram exatamente 3 anos de preparação e reprovação. Mas minha hora chegou!

Gostaria de agradecer aqui aos amigos EPF Caldas e o APF Armando que sempre me apoiaram e motivaram a estudar pra estar aqui, em breve estaremos juntos! Não poderia deixar de agradecer também ao grupo de estudo online: Missão Papa Fox!

E também à minha amada esposa, Jessica Macedo, que muito me ajudou e suportou tudo ao longo da minha preparação, desde abrir mão de fim de semana comigo pra eu estudar, pelas curtas ligações para não prejudicar meu cronograma de estudo, e também por tê-la deixado com menos de dois meses de casados para vir pra ANP para concluir meu sonho. Muito obrigado meu amor!

E por último, agradecer ao meu grande Deus por ter me guiado durante toda essa trajetória em meio a tantas dificuldades, e também à minha família que sempre me deu apoio e tem me ajudado mesmo estando longe, jamais terei como retribuí-los.

Então é isso galera, como eu disse, não tinha planejado pra esse texto comentar sobre a preparação em sí, pois são muitos detalhes importantes, quem sabe, em uma nova oportunidade, mas é claro, estou disponível pra qualquer ajuda de que precisarem ou dúvidas sobre métodos de estudo. Tenho uns amigos em Roraima que estão estudando pra PF e estou sempre ajudando dentro do que posso com dicas e tudo mais. Tenho total prazer em ajudar a quem de fato está decidido a pagar o preço pela realização do seu sonho.

Pra finalizar, deixo um versículo bíblico escrito pelo sábio Salomão:

Provérbios 3:13

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.


É isso aí, bons estudos, sucesso, vlw!

69 comentários:

  1. E agradeça agora também aos seus irmãos de farda preta da turma Quebec do LV de formação de agentes da Polícia Federal. "Porque o Brasil é nosso e é LINDO!" =)

    #PartiuPacaraima2016
    #Lalala

    ResponderExcluir
  2. Emocionante cara meus parabéns, parabéns pela perseverança, pela dedicação e por acreditar sempre, espero estar nesse lugar um dia e ver que tudo valeu a pena. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí rafael, mantém firme os estudos aí que vai dar certo! vlw

      Excluir
  3. Sensacional!!!

    Retrata um passado muito próximo de mais um colega que acompanhou o blog e hoje está muito próximo de ser um Agente Federal!!! Embora eu já o considere assim quem está na ANP sabe da angústia do dia a dia falta pouco. Não existe desculpa galera todos temos a capacidade o cara cresceu em Pacaraima!!!

    Dezembro estarei de férias. O estado do acre por iniciativa própria ficou de mandar um policial de cada lotação para escolha de vagas na ANP. Eu fui selecionado, porém estarei de férias e acredito que a administração não vá liberar. Já disse inclusive que basta mandar a passagem não quero bem compensação. Se tudo ser certo aviso aqui.

    Parabéns pela conquista meu camarada com certeza seu texto vai motivar a todos!!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother Alexandre, essa é a realidade, não há desculpas!

      Espero que der certo a sua vinda!
      abs

      Excluir
  4. Abraço especial a todos da turma Quebec e ao guerreiro Gama grande amigo que está se superando na ANP!!!

    ResponderExcluir
  5. Turma "K", Karkará na área também! rs

    Parabéns pelo texto irmão! Agora é foco pra não deixar cair o ritmo no final do curso.

    Alexandre, muito boa essa iniciativa do AC de enviar representantes das lotações!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É brother, agora só falta prova de DPP e PICI, daí é só relax...
      hahahaha,
      Tamojunto
      vlw

      Excluir
    2. Galera até agora nada confirmado qualquer novidade aviso.

      Força na reta final do curso.

      Abs

      Excluir
  6. Parabéns pela sua conquista Wellington, seu depoimento motiva todos que estão do lado de cá estudando em busca da aprovação da PF!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me objetivo é exatamente esse parceiro, sei o quanto é difícil manter o foco durante tanto tempo. Mas não deixa a bola cair!

      Excluir
  7. Parabéns Wellington, nunca desistiu de seu sonho e ele chegou. Ótimo relato para motivar os que estão tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Iglezias!!!
      Rapaz, quanto tempo!!! Estava até pensando em te enviar um e-mail!!

      Vejo que ainda se mantém firme!! É isso aí!!

      Lembro que você me deu dicas naquela época sobre o Missão Papa Fox, deixei de lado por já estar fazendo parte de um outro grupo.

      Pois bem! Pouco depois o outro grupo que eu fazia parte restringiu a participação dos membros a rede social, e fiquei de fora!! No andar da carruagem!!! E olha que sempre fui participante ativo lá!!
      Mas isso não vem ao caso!!!

      O importante é que depois me associei ao MPRF e, atualmente, ao MPF!
      Ótimos simulados!!!
      Realmente uma grande ajuda!!!

      Abração amigo e tudo de bom!!!!

      Excluir
    2. Iglezias, procure sempre manter a motivação lá no alto, sem ela é difícil seguir avante. Tenha tudo que for de vídeo e fotos motivacionais e olhe todo dia.

      Excluir
  8. Parabéns Wellington pela conquista do seu sonho, e muito sucesso nessa nova caminhada da sua vida! Avante...

    ResponderExcluir
  9. parabéns meu amigo, você fez o dever de casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcio! Vlw irmão. Quero ver você aqui tbm! Mantem o ritmo aí e vai em todos os simulados lá com os caras. muito se aprende a cada simulado. Não se preocupe com as notas por enquanto. Fica sempre comparando tuas notas a cada simulado.

      Excluir
  10. Parabéns Wellington como meus olhos cheios de agua,que li esse seu relato, sonho com o APF 24horas por dia,ainda estou na faculdade enquanto alguns colegas nem pensem o que vao fazer eu ja entrei, com foco no DPF. Se tudo ocorre bem me formo na faculdade no final de 2017 e estou torcendo para sair o edital no final daquele ano pois dara tempo para me formar.estudo todos os dias as materias do edital, um dia estarei na ANP, COM AJUDAR DE DEUS . UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí brother. Confie sempre em Deus e faça sua parte! 2 anos é tempo suficiente pra se preparar. Em breve vou postar outro texto detalhando minha estratégia pra estudar cada disciplina, espero que lhe ajude em algo.
      Abs

      Excluir
    2. Aeeee Wellington, parabéns por td cara!!

      Mt foda o texto, tava realmente precisando ler algo do tipo. Assim como vc, meu real objetivo é a PF. E cara, não sei se foi assim com vc, mas ta sendo foda manter o foco...kkkkk. Meus próprios companheiros de estudo zombam pelo fato de eu priorizar os estudos no conteúdo da PF. Para eles, o estudo deveria ser focado pra tds as carreiras policiais (PM, PC, PRF,..), e confesso que com o passar do tempo comecei a tentar levar isso em consideração tbm e tentar mudar de postura. Contudo, depois de ler o seu psot fiquei mais aliviado! kkkkkkk

      No meu caso, estou focando exclusivamente nos estudos. Estou vivendo pra isso desde janeiro deste ano. Por esse motivo, to esperando ansiosamente esse seu novo post sobre as estratégias pra estudo de cada disciplina, pq a pressão de "SÓ" estudar ta grande (de tds os lados! hahaha).

      Abraçã brother, e felicidades!

      Excluir
  11. Obrigado companheiro Wellington, por esse post!!!

    Motivação sempre!!!!

    Rapaz novo, um futuro brilhante pela frente!!!

    Sempre bom ter estratégias, além, claro, dos estudos!!!
    Lembro-me que quando saí de casa naquele dia 21 de dezembro de 2014, estava focado, determinado a apenas marcar o que sabia (ou achava que sabia). Como pedem as provas do CESPE!!! Mas, ao me deparar com uma provas daquelas, me assustei!! Temi marcar poucas questões e ter uma pontuação muito baixa. Mudei de estratégia, e chutei algumas para completar tabela!! Me dei mal!!
    Não estou lamentando ou reclamando! A vida de concurseiro é assim mesmo! Temos que aprender com a banca. E eu já havia aprendido!! Mas, não confiei no meu próprio "taco"!

    Com estratégia, passei nesse último DEPEN, embora fiquei longe pras outras etapas!!

    Firme nos estudos!! Foco sempre!!

    Abração e boa sorte aí!!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw irmão!
      Vida de concurseiro não é mole não! hhahaha
      Até hj aqui na ANP nada está garantido, a qualquer momento ainda podemos ser eliminados, muita tensão, medo de se machucar... Enquanto não sair a nomeação nada é certo. Não tem nenhuma fase fácil nesse nosso concurso. Muitos aqui dentro já foram eliminados em algumas provas...Enfim, quem escolher ser concurseiro, ainda mais pro DPF, tem que ter muita vontade mesmo!
      Quanto ao seu chute, usou alguma técnica ou foi "chute às cegas"?
      No próximo texto que farei pretendo comentar sobre técnicas de chute.
      Abs

      Excluir
  12. Parabéns Brother,
    Vc merece está aí, pois não desistiu do seu objeto.
    Um dia estaremos contando nossa experiência, se Deus permitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw brother. é isso aí, confie em Deus que vai dar certo
      abs

      Excluir
  13. Nada mudou... continuar o exercício.

    Bravo a melhor da instrução.

    Esta chegando ao fim, e continua um Mel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha. Pois é Pepe! Tá um mel, tá um mel! kkkkkk, SQN!

      Excluir
  14. Massaaaa!!!
    Parabéns e muito sucesso nessa nova etapa!!!

    ResponderExcluir
  15. Show Wellington, desejo muito sucesso nas próximas etapas. Essa formatura vai ser emocionante mais uma vez!

    Parabéns ao Urlan e a todos que estão no LV de formação de agentes da Polícia Federal.

    Camila, era para você morar em Piripiri para estudarmos e treinarmos juntos.
    Correr sozinho aqui é de lascar...
    Nadar... Só no açude mesmo!
    Alguém de Piripiri aqui? Rsrsrs...

    Não podermos desistir.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Açude: negócio aí tá bom viu!! Oxe, é para você morar em the kkkkkkkkk
      Quando estiver por aqui me avisa, tem outras amigas na batalha também (com todo mundo se formando vai sobrar mais tempo agora,creio eu).
      Com certeza, desistir nunca.

      Se você tem a missão Deus escreve na vocação.

      Excluir
  16. Fala Wellington, e ae tudo bem kra?

    Aqui é o Beto77 ex-MPF, lembra? Agora faço parte do grupo Missão Federal.

    Kra sua história é igualzinha a minha, estou com dois amigos de estudo aqui do PR que hoje estão na ANP contigo.

    Neste meio tempo tb tive algumas decepções sou SJ deste último concurso da PRF e estou como excedente na PC/DF, e na PF fiz 63 na nota final (foi difícil absorver essa reprovação, demorei uns 3 meses mais ou menos)

    Gostaria de trocar uma ideia contigo, se possível me responda no e-mail arvieira77@hotmail.com.

    Grande abç

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!

    Wellington , muito legal seu depoimento! Inspirador e super motivador! Vamos seguindo com os estudos, com foco total!!

    ResponderExcluir
  18. Postagem surtindo efeito muito bom a interação da galera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alenxandre me tira uma dúvida se possível. Durante o curso de formação é feito provas de natação?

      Excluir
  19. Parabéns, Wellington!!!
    Também estou devendo um depoimento aqui no blog do amigo Alexandre...rsrs, quando terminar o curso escreve com o fito de motivar os colegas que continuam na luta. Agora, final de curso, após aprovação nos testes físicos, só alegria!!!
    Sonho se realizando...espero que sobre uma vaguinha em Pacaraima para mim.

    Abraços.
    Turma Delta! A melhor na linha de tiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí ana! agora é só lazer... hahaha
      Parabéns pelo TAF!

      Excluir
    2. Ana Claudia,

      O Brasil aguarda o seu depoimento.rs

      Vc acompanha o blog faz tempo é muito legal os colegas terem uma influência positiva assim. Sei q ainda falta, mas muito menos do que antes.

      Fecha com chave de ouro.

      Bjs

      Excluir
    3. Concordo plenamente... o Brasil aguarda seus relatos.

      Bora Ana, escreve ai...

      Excluir
  20. Excelente história de vida Wellington! Parabéns!

    Geral aparecendo, resolvi dar sinal por aqui também, hahaha. Eu já conhecia sua história, lembra do grupo no face de 4 pessoas que compramos materiais do CERS, o tempo nos afastou, mas assim é a vida! Tem um brother do nosso grupo que tá ai também. E tá devendo um depoimento, mas sempre to sempre cobrando ele Alexandre, daqui uns dias ele manda, kkkkk.

    Sucesso Wellington nessa nova fase!!!

    Tudo é questão de tempo meus amigos o segredo é não desistir!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo brother! lembrei! já tem um tempo neh?! kk
      E os estudos, focado??
      Abs

      Vlw

      Excluir
  21. Sou novo no blog, mas posso dizer que estou atrás do mesmo sonho que muito aqui. Show de bola esse blog e muito motivador as histórias para o pessoal como eu que estou na luta.
    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Franklin, esse blog é show de bola! Mantém firme os estudos que sua hora tbm vai chegar!

      Bons estudos!

      Excluir
  22. Muito legal Wellington!
    Só tive oportunidade de ver hoje, até peço desculpas a todos por estar um pouco longe do blog neste semestre, tentarei melhorar.
    Cara, esta tua história é em parte bem similar a minha, meu colega de estudos passou no APF 2012. Outra coincidência é que tive o prazer de ser da mesma sala que essa pessoa formidável que é o EPF Caldas. Parece que só tem gente boa nessa Roraima.
    Parabéns por nunca desistir de seu sonho e em resumo isto é a mensagem para todos aqueles que ainda não atingiram seu objetivo. Com foco e garra é apenas uma questão de tempo, para uns de alguns meses, para outros de alguns anos, mas a sua hora vai chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Caverna!
      Pois é, o EPF Caldas virá pra prestigiar a formatura!
      Muito Obrigado! Histórias similares mesmo hein?! a frustração no momento é horrível... hahaha. Mas sempre tem a sua razão...
      É isso mesmo, no momento certo nossa hora chega!
      Abraço!

      Excluir
  23. Parabéns Wellington pela conquista!!! e parabéns aos organizadores do blog é simplesmente fantástico o que fazem aqui, também estou na batalha dos estudos pra APF, já fui militar do Exército, e atualmente sou Policial Militar da PM de SP, e não me vejo em outro cargo que não seja o de Agente de Policia Federal....
    Bora papirar rumo a provação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rogério!
      O seu lugar é aqui brother! manda ver nos papiros!
      abs

      Excluir
  24. Neste final de noite, não poderia encontrar texto melhor para me motivar a continuar nesta árdua caminhada. Muito obrigado pelas palavras de motivação. Estou meio desnorteado e sem ânimo para estudar por esses dias, de tamanha preocupação e ansiedade com o resultado do psicotécnico do DEPEN (preliminar sai dia 07-12). Seu texto me deixou bem melhor aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei muito bem o que é isso Luiz! eu normalmente parava de estudar por volta das 2 da manhã e levantava às 7 pra ir pro trampo...e antes de dormir sempre buscava algo pra motivar e manter o ritmo.
      Essa ansiedade é normal, faz parte, só não deixa ela parar vc! ;D
      Bons estudos! Na torcida aqui!
      Abs

      Excluir
  25. Quem tiver ai na ansiedade da escolha de vagas, e quiser trocar uma ideia sobre as lotações do DPF, estamos a disposição: Conheço um tanto bom de lotação, principalmente as que serão abertas pra academia, paulojrmonteiro.jf@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente, parabéns Wellington! Sei o quanto é árdua a vida de concurseiro e a satisfação de ver o nome entre os aprovados.

    Cara, fiquei emocionado ao ler o seu relato, você e os demais colegas do blog certamente entenderão este sentimento. Por incrível que pareça, sua história é muito parecida com a minha, com a particularidade de que estou no meio do caminho que você percorreu.

    Me formei em Administração em 2008. Demorou uns anos para cair a ficha e começar a estudar em 2012, quando fiz um cursinho de reta final para APF com edital aberto. Estudava com um grande amigo, praticamente um irmão, padrinho da minha filha e casado com minha prima. Importante esta parceria de estudo e motivação. Ele ficou por 1 questão nessa prova. No meu caso, a reprovação era previsível, mas fiquei contente com o resultado, pois com cerca de 40 dias de estudo acertei 74 questões, sorte talvez?! pode ser...

    Para tentar encurtar a história, assim que passou esta prova e com a suspensão do concurso para EPF, acabei relaxando nos estudos, retomando apenas em abril de 2013 (não aconselho os colegas a fazer esta besteira). Fiz PF, PRF, Depen, Polícia Civil... todos batendo na trave por 6, 5, 2 e 1 questão respectivamente. Nisso meu grande amigo passou para EPF, fiquei extremamente feliz por ele (acompanhei de perto todas as etapas), mas muito desanimado com meu resultado, pois sabia que a decisão de não firmar os estudos naqueles 8, 9 meses, fizeram a diferença, e a culpa foi minha.

    A Saga continuava, então embalado nos estudos para o DPF, ainda em 2013, fiz concurso para Agepen em outro estado. Fui aprovado e fiquei bem colocado, porém vieram as etapas e posteriormente academia por quase 3 meses, momento em que abriu o outro edital para APF. Fiquei frustrado, meio perdido, pois não tinha como competir nesta prova, outra vez havia parado com os estudos, e o pior, a rotina na academia era intensa, respeitada as devidas proporções, você sabe bem como é a puxado.

    Hoje, luto com a dificuldade de focar nos estudos e atividades físicas novamente. Já recomecei inúmeras vezes. Ainda não desisti do sonho. Sei que no tempo certo, as coisas acontecerão!

    Desculpem me estender no texto, mas sei que muitos estão em situação parecida, quis compartilhar com os colegas aspirantes; de certa forma, também é um desabafo!

    Força e Honra!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns meu amigo,

      Sempre bom ler um texto com identificação. Não estamos sozinhos muitos compartilham alegrias e sofrimentos.

      Mantenha o foco uma hora a estrela brilha!!!

      Vc já está bem perto só depende de vc.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Alexandre, boa tarde. A tempo não visito o site, mas agora mais que nunca, quero agradecer todas as pastagens que me motivaram a realização de um sonho. Hoje posso dizer que serei Policial Federal e como tal, escolhi Epitaciolandia como lotação. Senhores mais uma vez muito obrigado. Alexandre gostaria, se possível, do seu contato para saber mais sobre a cidade se for possível. shwerbert@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Parabéns aos novos "japoneses" que se espalharam amanhã por esse imenso país de Oiapoque a Chuí. País que mais parece ser sem dono, que a corrupção e o trafico de drogas toma de conta. Que esses 600 Ishii's sejam capazes de combater todos esses crimes, em várias "lava jato". Parabéns aos novos agentes integrantes dessa Instituição honrosa e respeitada.

    ResponderExcluir
  30. Alexandre, boa tarde. A tempo não visito o site, mas agora mais que nunca, quero agradecer todas as pastagens que me motivaram a realização de um sonho. Hoje posso dizer que serei Policial Federal e como tal, escolhi Epitaciolandia como lotação. Senhores mais uma vez muito obrigado. Alexandre gostaria, se possível, do seu contato para saber mais sobre a cidade se for possível. shwerbert@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Obrigado por compartilhar sua história amigo, tive problema com a redação desse APF de 2014, não consegui a média e fui eliminado, bem parecido com seu caso, além disso meu amigo que fez 4 pontos a menos que eu, mas foi bem na redação, passou.
    Redação sempre foi meu fraco, mas como a discursiva da PF era jurídica eu estava tranquilo, porém mudaram pra tema de atualidades e eu dancei, mas já tratei de corrigir esse meu ponto fraco e que venha o próximo.

    ResponderExcluir
  32. Mano sempre venho aqui olhar seu depoimento pra me motivar :) parabéns sempre !

    ResponderExcluir